CULTURA

Florianópolis é uma cidade privilegiada quando o assunto é patrimônio histórico e cultura, cercada de lutas e lendas. Mas infelizmente muito desvalorizada e sucateada pelo poder público. 

 

É necessário criar políticas públicas que ampliem o acesso a essas informações, que valorizem a nossa cultura, que visem a manutenção e criação de espaços culturais e apoie os nossos artistas locais.

 

O turismo é o ponto forte da economia da nossa capital. Para desenvolvê-la cada vez mais é preciso apoiar e preservar esses espaços e ampliar o seu acesso. Para isso é necessário que haja mais participação popular, convidando as comunidades e os artistas locais para aprimorar e construir um Plano Municipal de Cultura ainda mais forte. 

 

Os espaços e eventos culturais em Florianópolis precisam ser democratizados urgentemente. Os artistas locais não conseguem visibilidade por falta de apoio e incentivo público. Os locais para suas apresentações são limitados, e os preços são inviáveis. O que prejudica o acesso à cultura para todos, tornando-a excludente e elitizada.

 

Para construir uma Florianópolis com mais cultura, propomos:

 

  • Aprimorar a Lei Municipal de Incentivo a Cultura e o Fundo Municipal de Cultura.

  • Valorizar a cultura popular, artistas e espaços culturais locais defendendo a criação de editais específicos, garantindo a permanência de programas de apoio à cultura em Florianópolis mesmo fora de temporada;

  • Proteger o patrimônio cultural do município valorizando e conservando os patrimônios materiais e imateriais;

  • Ampliar e assegurar recursos para o desenvolvimento da cultura da nossa capital para fomentar e incentivar eventos e festivais culturais em toda a cidade.

  • Democratizar o acesso à cultura valorizando as suas manifestações e práticas simbólicas em sua diversidade e pluralidade.

  • Defender e lutar por políticas públicas que visem o acesso à cultura democrática e sustentável, por meio de subsídios e ampliação dos espaços para a disseminação da arte.

  • Defender o acesso ao conhecimento e a informação, fomentando pesquisas voltadas a valorização da memória e do patrimônio cultural local.